A distância entre nós
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Capa da Obra |
É muito comum que os empregados
domésticos sintam-se como parte da família dos empregadores. E muitas são as
razões que levam a esse erro e o principal deles é a demagogia usada nesse tipo
de relação. O analfabetismo, quando este interfere no modo de lê o mundo ao
redor, também é fator fundamental para a perpetuação dessa mentira dita sob
olhares sorridentes e pensamentos irritados.
Trabalhadores domésticos são
trabalhadores como outro qualquer e não devem misturar-se com a família para a
qual prestam serviços. Não devem criar laços com os quais poderão enforcar-se
em algum momento da vida laborativa.
É em um misto de desilusões
pessoais, tristeza com o próprio estado educacional e a incapacidade de quebrar
paradigmas que Thrity Umrigar narra em A distância
entre nós como Bhima, uma empregada doméstica, analfabeta, quebra com o
socialmente aceitável e acolhe a neta estuprada, mesmo sabendo que a “desonra”
da neta jogará as duas no infortúnio de vida que é o cotidiano de uma desonrada
indiana e de uma velha analfabeta.
No contexto narrado, muito
semelhante ao Brasil (com algumas diferenças e exceções), Bhima é a figura presente
em todas as casas onde existe empregado doméstico e onde a hipocrisia faz com
que, vez ou outra, o trabalhador sente-se à mesa(no caso do Brasil) com os
generosos patrões.
A distância entre nós é muito mais que uma obra que trata de
pessoas desconhecidas em outro continente. Muito pelo contrário. A obra
trata-se justamente das relações trabalhistas, e erroneamente afetivas, que se
desenvolvem no ambiente doméstico. Sobre como seus preconceitos marginalizam
seus empregados e de como eles se sentem ao notarem-se valorizados.
É uma leitura obrigatória para
quem tem empregados domésticos, para quem tem preconceitos com banalidades,
para quem marginaliza o pobre e para quem quer tornar-se alguém melhor.
O perdão é latente, na obra, mas
é aquele perdão que alcança a si, ao outro e compreende seu papel diante de si
e das impossibilidades que a sociedade impõe.
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