A retirada dos brasileiros: o País como sempre

O Papa Francisco visitou a terra tropical do Brasil, saudou os manifestantes, foi diplomata e solidário como só um Chefe de Estado e um Representante de massas pode ser. Evidentemente que o apoio às manifestações ocorridas antes de sua chegada deve ter deixado o Governo Brasileiro, e a Politicada geral, muito contrariada. Agora sim podem dizer que a Igreja católica apóia as mudanças exigidas pelo povo.
Mas, espere um minuto...
 O Parlamento brasileiro aprovou alguns projetos polêmicos e que era pauta dos manifestantes. E na última hora, alterou as porcentagens, os valores em reais. Ninguém mais vai reclamar?
Algumas cidades, principalmente aquelas que são capitais, reajustaram suas contas e reduziu a tarifa no transporte coletivo, quando não tornaram gratuita para os estudantes, em definitivo. No entanto, o sistema de transporte coletivo ainda está em crise. É só observar Maceió-AL e Aracaju-SE. Nesta última, a cidade está quase parada por que apenas duas empresas estão atuando, ainda assim com poucos veículos. É muita gente para pequenos centímetros. Ninguém vai reclamar mais?
Os corruptos..? Bem, esses continuam onde estavam antes com exceção de apenas um Deputado que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal – caso único na história desde a redemocratização do País. Parece que essa condenação foi só um “cala boca” no povo.
Ninguém vai mais reclamar?
Quiseram fazer polêmica com a visita do Papa. Mas é óbvio que a cidade turística, e atualmente caríssima, do Rio de Janeiro com uma celebridade como o Representante da Igreja Católica gerariam muito dinheiro para os cofres públicos e logo a história morreu. Muito bem, já existe muita polêmica religiosa no mundo para se criar mais uma sem necessidade.
E o Papa foi embora, agradando a gregos e troianos, deixando o cofre público do Rio de Janeiro abarrotado!
A questão agora não é o que passou e sim o que está por vir. Será que nem com a benção e recordação de Francisco os manifestantes vão voltar às ruas? Será que o povo mostrará mais uma vez que é influenciável em sua fraca capacidade intelectual? Será que irão continuar sendo bois em direção ao matadouro? Será que já se conformaram com a situação atual e com as falsas conquistas?
Agora todos parecem mudos, surdos e ignorantes o suficiente para não entender de política, economia e educação. Na verdade arriscaria algo ainda mais real: a ameaça do Presidente da FIFA em repensar a decisão da entidade em ter o Brasil como sede da Copa de 2014 e a possível retirada do evento do País fizeram o povo se calar. Que parece, parece!
Que os brasileiros gostam de bunda, futebol, cerveja e feriados e que justifica seus vícios abrindo uma igreja a cada esquina,  o mundo já sabe. O que o mundo passou a saber, e que até então ninguém fazia ideia, é que os brasileiros são facilmente silenciados com ameaças sem importância e com um “cala boca” qualquer, sem grande efeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião de faces

Maníaco do Parque: entre o personagem e o homem

Nada além do que virá