Evolução brasileira
![]() |
Arte: Shaman's rattle. Cultura Tsimshian. MET. |
Estamos, o povo brasileiro, evoluindo muito - e isso não quer dizer para melhor.
Quando filas - físicas e virtuais - gigantescas tornam-se insolúveis devido à burocracia tem-se, então, uma anomalia administrativa que, por vezes, é causada pela própria gestão com fins adversos, até obscuros, de modo que interesses alheios ao bem comum se sobreponham ao bem-estar da coletividade.
E quando essas filas se tornam repositórios de preconceitos temos uma aberração.
É o que ocorreu em Mato Grosso quando uma entidade representativa de classe, por meio de um órgão, promoveu um desfile de crianças e adolescentes em um shopping para que possíveis adotadores pudessem escolher o espécime humano que melhor se adequasse às necessidades do espectadores e endinheirados. No desfile foi possível avaliar a postura, a cor da pele, o nome, a desenvoltura e o nível do desespero dessas crianças e adolescentes que almejavam nada além de serem reconhecidos como seres humanos dignos de um lar.
Os possíveis adotadores, que tiveram a oportunidade de "comprar" um espécime humano do Estado, em um shopping, puderam, depois de analisar, rir e humilhar as crianças e adolescentes, comprar uma joia, almoçar ou lanchar na praça de alimentação e depois de exaustos de tantas compras, ir para casa onde as necessidades daqueles pobres espécimes sequer entram.
As Igrejas acharam lindo - os "Deuses" a quem servem não se importam com crianças e vulneráveis.
A sociedade, composta por homens e mulheres de bem e preocupados com a família tradicional, omitiu-se diante de ato tão achincalhador e deplorável porque os espécimes expostos à venda no shopping são bastardos e pobres que não merecem a consideração, social e religiosa, que os demais cidadãos.Evoluímos para um estado de insensibilidade. Evoluímos para um estado em que, dizem, mulheres preferem armas nas bolsas ao invés do espelho para retocar a maquiagem; homens preferem fuzis ao invés guarda-chuva ou guarda-sol; parte de estudantes preferem pagar por uma faculdade que deveria ser pública e preferimos expor crianças e adolescentes como animais para a satisfação de ricos e poderosos ao invés de promover processos eficientes de adoção para indivíduos responsáveis.
Comentários
Postar um comentário
Após análise, seu comentário poderá ser postado!