Efeito Brasil


As manifestações de rua promovidas pelas centrais sindicais e Institutos e Universidades federais é um reflexo do que se pode chamar de "efeito Brasil", que é quando o povo, movido por interesses alheios ao bem-estar social, político e econômico da sociedade promove e ajuda a promover a queda ou as fraturas em um governo apenas para ter a quê se opor. 
O "efeito Brasil" pode ser observado durante o governo Dilma em que o povo, quase em sua totalidade (é só tomar por base os eleitores de Jair Bolsonaro), apoiou o impeachment da presidente apenas como forma de se dizer politizado e historicamente alfabetizado. Os efeitos do que se chamou "golpe político", e que depois realmente se configurou e se confirmou no golpe político, foram reformas e medidas em que os avanços conseguidos nos governo Lula e Dilma fossem retrocedidos. A marcha do golpe e da corrupção que dele se agravou resultou não apenas em decretos e atos do governo golpista de Michel Temer como na idiotização do povo, principalmente daqueles que apoiaram e justificaram o impedimento de Dilma.
À época do impeachment as Universidades e Institutos federais, como dezenas de outras instituições, não saíram às ruas contra o golpe. Pelo contrário, ficaram em seus lugares enquanto o Congresso Nacional, manipulado e vendido, validava tal ato desprezível aos olhos da república e da democracia. Agora, quando um dos mais terríveis e nefastos efeitos do golpe politico se faz ainda mais ameaçador, que é o governo Bolsonaro, as Universidades e os Institutos federais saem às ruas para protestar contra, entre outras pautas, o desmonte acelerado e escrachado da educação pública. Eles devem mesmo sair e lutar, mas deve lembrar que foi a própria omissão, quando podiam e deviam ter se manifestado, que causou, junto com outras tantas omissões, esse caótico quadro situacional da economia e da política nacional.
As instituições de ensino superior e as centrais sindicais, bem como todo o povo brasileiro, devem ser lembrados que o governo Jair Bolsonaro é reflexo dessas omissões e resultado direto do "efeito Brasil". A partir disso e desse entendimento deve-se tirar toda a pauta de lutas e reivindicações, com as devidas responsabilidades assumidas - pelo povo, pelas organizações e instituições e pelos próprios poderes da república.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião de faces

Maníaco do Parque: entre o personagem e o homem

Nada além do que virá