Vista Geral nos Supermercados
Quando menos se espera, uma grande obra de construção civil faz-se
presente e levanta especulações, sempre com otimismo quanto à geração de
emprego e as oportunidades que podem se desenrolar após a conclusão dessa obra.
E, como que em um passe de mágica que durou vários meses e muita especulação,
um Supermercado surge, com toda uma política minimalista, quando se refere ao
cliente, apesar do tamanho do prédio. Com política minimalista entenda-se a
venda de produtos e o não fornecimento de bolsas, descartáveis ou recicláveis -
para transporte da mercadoria, por exemplo.
Dentro desses centros fundamentais de consumo, muito diferentes dos
Shoppings, é possível notar uma atuação mecânica de funcionários e clientes
semelhante aos processos das empilhadeiras que dispõem as milhares de caixas de
biscoitos, grãos e cereais nas altíssimas prateleiras, que sempre são muito bem
disposta em um corredor capaz de provocar pânico em muita gente, além de
promover a breve confusão de preços baratos e caros. Fora isso, esses locais
acabam abusando da paciência do consumidor e muito poucos são capazes de
prestar um serviço de qualidade, naquilo que é possível no contexto “normal”
desse segmento.
Nessa confusão de números, pessoas, produtos e contas imagina-se como
as atendentes de caixa podem enquadrar-se em milhares de tramas e histórias
mais policiais, dramáticas e românticas que os folhetins televisivos produzidos
pelos meios de comunicação nacionais e como desenvolvem a trama sem deixar o
emprego, a vida e o futuro que só
promete.
Esse modelo de Supermercado, sempre no atacado – com pequenas vendas
no varejo -, sempre visando quem pode comprar mais e de olho nas classes
emergentes, é um veículo de cultivo de atos mecânicos, repressão da
criatividade e cultivo da tristeza – principalmente de trabalhar em um ambiente
muito pouco prazeroso.
É hora de repensar esse modelo, dinamizar a relação Empresa-Consumidor
e Empresa-Funcionário de modo que o ambiente onde ocorre o comércio não seja
desagradável ou suportável, mas criador de ideias que possam melhorar as
vendas, a satisfação dos clientes e provocar os corretivos necessários no
mercado, especificamente nesse segmento.
Quem frequenta esses lugares precisa ser muito paciente, porém não
pode deixar de anotar as ideias para tornar mais eficiente as filas e a
disposição dos produtos, por exemplo. Tudo pode melhorar, sempre!
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Vista Interna do Mercantil Rodrigues (Cencosud) - Aracaju -SE |
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