A humilhação educacional em Palmeira dos Índios
Se um jovem cidadão de Palmeira dos Índios tiver a infeliz ideia de cursar o ensino superior nas unidades da UFAL ou da UNEAL em Arapiraca, uma vez que em Palmeira dos Índios essas instituições não oferecem a mesma gama de cursos que na cidade vizinha, o jovem cidadão terá que comprovar a necessidade de usufruir do transporte disponibilizado pela prefeitura por meio de uma burocrática e desnecessária apresentação de documentos, como se apresentar o comprovante de matrícula não fosse o suficiente e como se ninguém soubesse que a prioridade tem sido para aqueles que cursam em instituições privadas. O aluno da universidade pública, de Palmeira dos Índios, é relegado a segundo plano em favor daquele que possui recursos para frequentar a Universidade paga. Uma inversão de valores. A humilhação é uma parte essencial para que o cidadão possa estudar.
O ridículo disso é que o responsável pelo transporte estudantil universitário só trabalha pela manhã, em horário arbitrário, que impossibilita a resolução de problemas - do urgente ao banal -; e o ônibus possui vagas porque a burocracia e o desconhecimento sobre o serviço repelem a juventude que almeja a formação superior.
Para agravar tudo isso, tem-se o fato de que se o estudante for da zona rural ele fica impossibilitado de frequentar a universidade porque o transporte não tem autorização para buscá-lo nas principais vias da zona rural. Mas tudo isso se o estudante não cair nas graças da gestão - a velha política do favoritismo que prejudica a população.
A realidade na educação em Palmeira dos Índios é que a seletividade, os meios humilhantes oferecidos para concessão de serviços básicos e servidores que trabalham em horários que em nada beneficia a população é uma descrição que mais se aproxima de um cotidiano que tende a obrigar a população ao ostracismo e à ignorância.
Nessa perspectiva, a gestão de Júlio Cezar e a de James Ribeiro são exatamente iguais.
Comentários
Postar um comentário
Após análise, seu comentário poderá ser postado!