Recurso Olivença 2019

Disponibilizo o recurso utilizado no concurso da Prefeitura Municipal de Olivença de 2019, como modelo para aqueles que tenham dúvidas quanto à elaboração para processos semelhantes.

PROVA PARA O CARGO DE VIGIA
QUESTÃO 8:

O condutor deve dirigir o veículo de modo a prevenir riscos de acidentes envolvendo outros veículos.

Em um acidente com queimadura superficial, deve-se lavar o local com água gelada e secá-lo com pano limpo.

A afirmação I é verdadeira, obviamente, porque o condutor de qualquer e todo veículo deve prevenir acidentes envolvendo outros veículos.
A afirmativa II é falsa, porque, compreendendo que “queimadura superficial” refere-se a queimadura de 1º grau, o procedimento para a prestação de primeiros socorros para esse tipo de lesão/trauma compreende o resfriamento do local com água a temperatura ambiente ou fria, o mais próximo da temperatura ambiente possível, ou seja, não gelada, e não se deve secar o local.  Isso é sustentado pelo Manual de Primeiros Socorros do Núcleo de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz, capítulo III, páginas 134, 135 e 136, que afirma:
“Nas queimaduras identificadas como sendo de primeiro grau, deve-se limitar à lavagem com água corrente, na temperatura ambiente, por um máximo de um minuto. Este tempo é necessário para o resfriamento local, para interromper a atuação do agente causador da lesão, aliviar a dor e para evitar o aprofundamento da queimadura. O resfriamento mais prolongado pode induzir hipotermia.”
“Não aplicar gelo no local, pois causa vasoconstrição e diminuição da irrigação sanguínea.”
“É absolutamente contra indicado a aplicação sobre a queimadura de qualquer substância que não seja água na temperatura ambiente ou pano úmido muito limpo.”
A recomendação do Núcleo de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz também é encontrada no Curso de Primeiros Socorros de Emergência, Brigada de Incêndio e Emergências Médicas – FCFRP da Universidade de São Paulo, páginas 76 e 77:
“Nunca coloque gelo, manteiga, gordura, pomadas, cremes ou óleos em uma queimadura.”
“Nunca utilize materiais que soltam fiapos, pois irão grudar na área lesionada.”
Queimadura Grave
“Banhe a área queimada continuamente em água fria por, no mínimo, 10 minutos e continue resfriando-a até a dor ser aliviada.”
Queimaduras de pouca gravidade (1º e 2º graus)
“Lave ou mantenha a área queimada bem umedecida com água fria durante, no mínimo, 10 minutos.”
“Cubra a lesão com um curativo e bandagens estéreis que não a comprimam.”

Na página 33 da apostila Noções de Primeiros Socorros em Ambientes de Saúde, do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador ( DAST), da Universidade Federal de Minas Gerais, o cuidado básico para todas as queimadura é:

“5.3.5.4 Cuidados gerais para todas as queimaduras

Em queimaduras de pequena extensão: colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, em jato suave, por aproximadamente, 10 (dez) minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas.”

Portanto, depreende-se das recomendações desses entes de reconhecida atuação, que, mesmo em uma queimadura superficial, o procedimento básico é a aplicação de água corrente a temperatura ambiente ou fria (jamais gelada para não ocorrer a vasoconstrição e a diminuição da irrigação sanguínea no local lesionado) e não se deve secá-lo, mas tão-somente cobri-lo, sem causar compressão (a secagem poderia causar compressão momentânea no local lesionado) e com material que não solte fiapo.
Desse modo, o gabarito da questão 8 deve ser a letra B – Afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. E não a letra A, pois uma das afirmativas ( afirmativa II) é falsa.

Referência

Brasil, Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 2003. Disponível em <https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros.pdf&ved=2ahUKEwjeo_STlo_gAhXmHLkGHUXkDcsQFjAAegQIAhAB&usg=AOvVaw0n4btAwMYSXmI710hh7Ssa>, acesso em 27 jan. 2019.

Noções de Primeiros Socorros em Ambientes de Saúde. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em < https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.ufmg.br/prorh/wp-content/uploads/2018/02/Apostila-de-Primeiros-Socorros-DAST.pdf&ved=2ahUKEwjeo_STlo_gAhXmHLkGHUXkDcsQFjACegQIAxAB&usg=AOvVaw3AAUwLBj0dAluHWQwO35OM>, acesso em 27 jan. 2019.

TOLDO, Paulo R. A., Primeiros Socorros de Emergência – Brigada de Incêndio e Emergências Médicas. FCFRP-USP. Disponível em https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://fcfrp.usp.br/cipa/brigada/curso_primeiros_socorros_de_emergencia_fcfrp.pdf&ved=2ahUKEwjeo_STlo_gAhXmHLkGHUXkDcsQFjAJegQIBhAB&usg=AOvVaw2DY-BPUhvDx4yV1WZQOYqY, acesso em 27 jan. 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião de faces

Maníaco do Parque: entre o personagem e o homem

Nada além do que virá