A fabulosa ferramenta da comunicação: IRONIA


Aracaju -SE. Foto: Ricardo Torres


O que leva uma pessoa a não entender uma ironia?
De todas as maneiras de comunicação oral que o homem possui a mais eficiente, e que é também uma ferramenta indispensável, ainda é a ironia, que é o pilar do divertimento e da comunicação eficaz.  Levada nem sempre a sério, ela representa a verdade nos momentos mais impróprios.
Embora muitas pessoas não consigam ser satisfatoriamente irônicas, isso não justifica não entenderem quando esse artifício é usado. Das hipóteses levantadas, duas são bem categóricas: a) a pessoa não entendeu a ironia; b) a pessoa fingiu que não entendeu a ironia.
Para o primeiro caso, a situação é séria. Extremamente. Para o segundo, é bem pior por que quando não se manifesta a oposição à ironia proferida significa que o que foi expresso é tão verdade que sequer há argumentos para contestar o que foi dito. E então o problema é ainda mais sério, dependendo da situação.
O poder da ironia, portanto, não está no momento em que ela é largada no ambiente e nos ouvidos das pessoas devidas, mas na repercussão interna e externa que ela provoca nas pessoas devidas e nas atitudes que elas farão depois de ouvir uma bela ironia.
Se um indivíduo não entende uma inocente ironia, talvez não será capaz de entender as verdades por trás de olhos sorridentes.


Corações Animais- Zé Ramalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião de faces

Maníaco do Parque: entre o personagem e o homem

Nada além do que virá