Parabéns, Quebrangulo!
![]() |
Quebrangulo |
![]() |
Graciliano Ramos |
Distante cento e vinte e oito quilômetros de Maceió, capital alagoana, a cidade de Quebrangulo completa nesta sexta, 16, 139 anos de emancipação política. Com seus trezentos quilômetros quadrados de extensão territorial, o município da terra de Graciliano Ramos, o escritor de Vidas Secas, age timidamente na Microrregião de Palmeira dos Índios com uma cultura riquíssima e cheia de gracejos capazes de conquistar qualquer visitante. Bem diga quem já presenciou qualquer apresentação de algum grupo de nega da costa ou o Festa da Cultura.
Não é uma cidade grande, ou razoável como a vizinha Palmeira dos Índios, nem tem grandes pontos turísticos e enfrenta, como qualquer outra cidade brasileira, as mazelas políticas originadas em gestões negligentes. No entanto, Quebrangulo possui o que podemos chamar de aconchego bucólico, no qual qualquer indivíduo pode se deleitar com uma bela paisagem ou uma tarde à beira de suas ruas e avenidas, ornadas com os caminhos das águas.
![]() |
Enchente em Quebrangulo |
Caminhos esses que já trouxeram muitos problemas para os quebrangulenses, devastando suas casas e vidas, na redução de matéria em escombro. E não foi de se espantar que os nativos se refizessem de suas perdas, reconstruindo o que havia ido ao chão com a força da água, mostrando que não se pode esperar por uma ação governamental, apenas. Reconstruída, a cidade pode comemorar nesse ano não apenas sua emancipação política, mas também sua força, sua volta por cima, sua cultura e sua vida orgânica.

Quem quiser visitar e festejar a liberdade política dessa cidade poderá pegar a AL-210 e não se perderá! E aproveitando que está em uma cidade pequena, não esqueça de conhecer a cultura, e as festas que dela surge, não irá arrepender-se!
Parabéns, Quebrangulo!
Comentários
Postar um comentário
Após análise, seu comentário poderá ser postado!