VI CONNEPI




Acontece nos dias 16, 17 e 18 o VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica em Natal, RN, com a temática "Tecnologia inovadora sustentável: Ações afirmativas, equidade e promoção da qualidade de vida". E teremos, mais uma vez, a exposição de pesquisas que são verdadeiros achados para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa no Brasil como também trabalhos em que são verdadeiros elefantes brancos educacionais, que servem apenas para a autopromoção de docentes.Mas a grande conquista desse congresso não está em sua dimensão física e sim no fomento à pesquisa e no florescer do incentivo ao desenvolvimento regional; colocando o norte e  o nordeste em evidência uma vez que as únicas formas de publicidade dessas regiões são apenas os índices de mortalidade, criminalidade e miséria. 
Muito embora, precisemos melhorar exponencialmente para que tenhamos um verdadeiro e eficiente sistema de pesquisa e Inovação nos Institutos e Universidades Federais, pois a boa parte de diretores e reitores ( ou pró-reitores) coloquem esse tipo de formação na gaveta  para meros discursos infundados, conseguimos muitas vitórias.
No entanto, um ponto deve ser observado: a pesquisa e a inovação precisa ser estendida também as escolas públicas estaduais e municipais de todos os estados dessas regiões. Não uma pesquisa do mesmo nível tecnológico que realizam os Institutos Federais, mas uma mais prática que atue no cotidiano dos estudantes e que promova-os, na prática, de modo que sua realidade seja  mudada com a aplicação da pesquisa e da consequente inovação. E sobre este ponto está alicerçada a temática do VI CONNEPI, ironia não?
De antemão, parabéns aos trabalhos selecionados; aproveitem os ouvintes; e aprenda, IFS, a realizar um evento decente e com responsabilidade para que o vexame deste ano não ocorra no  próximo.
Salve a pesquisa e a inovação nortista e nordestina!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião de faces

Maníaco do Parque: entre o personagem e o homem

Nada além do que virá