Vitória Paraense
Acontecido neste domingo, 11 de dezembro, o plebiscito para definir o prosseguimento ou não do processo de divisão do Estado do Pará, temos a boa notícia de que a maioria dos 5 milhões de eleitores paraenses rejeitaram a ideia estapafúrdia de nossos nobres congressistas em dividir o Pará em mais dois estados: Tapajós e Carajás. Entretanto, essa disputa povo x interesso político não cessará por aí. É muito pouco provável que os deputados e senadores darão o braço torcer para a vontade do povo paraense, pois todo processo divisório do Brasil está ligado a questões puramente políticas, que, em geral, possuem também interesses não muito claros.
Enquanto estamos olhando apenas para o Pará, tramita no congresso mais 11 projetos de divisões estaduais: criação dos estados da Gurgueia, no Piauí; do Rio São Francisco, na Bahia; do Rio Negro, do Solimões e do Juruá, no Amazonas; do Araguaia, do Mato Grosso do Norte e do Pantanal, no Mato Grosso; do Maranhão do Sul, no Maranhão; do Oiapoque, no Amapá; e do Triângulo, em Minas Gerais, como trás o portal G1 deste domingo.
É impressionante que nossos representantes acreditem, mesmo que de forma hipócrita, que é mais fácil criar novos estados que resolver os problemas que já existem. É de se saber que os novos estados não geram receitas próprias e, portanto, gerariam despesas extras para o erário além de nomeações para o legislativo e executivo que podem ser passíveis de corrupção.
Uma coisa é certa: precisamos dizer NÃO a essas tentativas errôneas de "melhoria" na vida dos brasileiros. E que seja cumprida a vontade da massa!
Comentários
Postar um comentário
Após análise, seu comentário poderá ser postado!