Era da Informação e também da extrema ignorância





Um relato válido nessa onda de extremismos informacionais, na maioria das vezes errôneos, por Emerson Malungo:


"Vamos pensar um pouco?


Dizem que vivemos na chamada era da informação, do conhecimento. De fato, o acesso à informação tem sido bastante democratizado e em tempos de wikileaks, vemos que até as informações mais secretas estão sendo reveladas. Porém, ao mesmo tempo, vemos também que temos muita informação escondida ou maquiada.


A partir daqui começo a levantar uma discussão: informação não é conhecimento! Informação são dados que podem gerar algum conhecimento. E ter conhecimento é muito bom, deixa as leituras, conversas, viagens e muitas outras coisas mais prazerosas. Entretanto, é claro que o conhecimento vai depender da qualidade, da veracidade e da profundidade da informação.


Aí eu pergunto: “Que tipo de conhecimento temos construído?”, ou melhor, “Você constrói o seu conhecimento?”


Realmente, a quantidade de acontecimentos e informações é muito grande! Não dá pra querer saber tudo de tudo. Na verdade, nosso conhecimento e capacidade de perceber/digerir informações esbarra em nossas limitações humanas. E longe de mim querer que todos sejam gênios, filósofos ou que queiram ter seis graduações aos 24 anos (sim, essa pessoa existe! :-) ). Eu mesmo estou bem longe desse patamar, mas tenho visto algumas coisas na internet e na sua versão resumida, o Facebook, que irritam.


Vou dar alguns exemplos que tem surgido nas última semanas. Vi gente repassando uma imagem atribuindo ao governador da PB, uma frase do governador do CE. Poxa vida! Dá pra fazer uma pesquisa de 10 segundos no google??


Outro exemplo foi o vídeo do Boni falando da manipulação no debate eleitoral, que mostrou que simplesmente aceitamos e nos deixamos levar por preguiça de pensar. Deixamos que os “outros” pensem por nós.


Um último exemplo, mas que mostra claramente a preguiça de pensar ou de ao menos verificar as informações, é esse Movimento Gota D'água... primeiro surgiram os belos atores e atrizes da Globo falando sobre um tema nunca antes abordado (não me venham falar que é rebeldia contra a globo.. já passei dessa idade). Então esse vídeo “bombou” e todo mundo ficou preocupado com as reservas e blá blá blá. Mas você parou pra pesquisar o mínimo sobre as usinas, sobrecarga de energia, energia limpa ou desmatamento?? … Daí surgem outros vídeos rebatendo o movimento... e tome repassar. Volto a perguntar: “Você ao menos sabe onde fica Belo Monte? (Não.. não são os belos montes da Maitê! Hã?!?!)


Resumindo e tentando chegar ao ponto principal. Não podemos ter preguiça de pensar e de digerir a informação. Agindo assim, seremos iguais ou mais ignorantes que aquele rapaz do vídeo de um programa Sílvio Santos... que não para pra pensar, e pior, age como se já tivéssemos pensado, tenta seguir em frente e o resultado todos sabemos.


Pensar ainda é de graça e não dói tanto assim!! Pensar é fácil como andar... no começo engatinhamos, mas depois fica natural. Ah! E você não precisa ser um maratonista, mas caminhar regularmente faz muito bem para todo o corpo.


E não esqueçamos: “A devoração tem que ser crítica, pois comendo qualquer coisa você pode passar mal”."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião de faces

Maníaco do Parque: entre o personagem e o homem

Nada além do que virá