O Governo que acredita nos estudantes
Existe um hábito interessantíssimo em Aracaju, promovido pelo Governo do Estado e seguido pelas instituições de ensino particulares, que é o de espalhar faixas e cartazes, além de propaganda no rádio e na televisão, com mensagens de apoio aos estudantes para a realização do ENEM, antes era para o vestibular da UFS.
O interessante é que são mensagens de incentivo e de crédito no conhecimento dos estudantes, ainda que esse conhecimento seja nenhum. Seja no campus da UFS, nas principais ruas e avenidas, ou nos prédios de escolas, as mensagens estão sempre lá.
E essa é uma atitude que o Governo de Alagoas, apesar de todo o gasto em publicidade, não faz e nem cogita.
Se pensarmos que muitos estudantes não possuem o mínimo de incentivo ou uma palavra de apoio, pelas mais diversas razões, podemos ver que essas mensagens fazem mais que apoiar virtualmente os adolescentes. Vai além e impulsiona alguma esperança que possivelmente exista dentro da mente e que sem fertilizante, não germinaria nas condições habituais.
E de todas as ações governamentais e dos gastos absurdos em itens simplórios, considero esse um dos mais importantes e singulares.
É verdade que diminuiu muito nos últimos anos, por fatores diversos, mas que se você visitar a UFS em São Cristóvão, por exemplo, vai se deparar com uma dessas faixas.
O ENEM é amanhã e o sensacionalismo já percorre a programação da TV aberta desde segunda-feira passada. As chances e o mata-mata começarão a partir de segunda, quando nada mais poderá ser feito. E se uma atitude puder consolar, alguém apoia cada um e todos os estudantes sergipanos, nem que seja apenas através de umas faixas espalhadas em ambientes públicos. Cabe a cada um fazer a leitura que quiser.
Em Sergipe tem dessas. E o ENEM tem de outras ainda mais estranhas.
Comentários
Postar um comentário
Após análise, seu comentário poderá ser postado!