Sobre Laboratórios

Os cursos de ciências exatas e tecnologias praticam muito a arte da comprovação de teorias através da prática laboratorial. É laboratório de Física A, B e C, Instrumentação Elétrica (para a Engenharia Elétrica/Eletrônica) e assim até um sem-fim de práticas que podem ser "facilmente comprovadas". 
O legal do laboratório é, no entanto, minimizado pela quantidade de atividades, em um mesmo experimento, que o aluno deve realizar para fazer o relatório. 
Convenhamos que se as atividades fossem resumidas os alunos se divertiriam mais e os professores teriam menos trabalho. Essa é uma doce ilusão que os criadores das ementas não alimentam.
Mesmo assim, se o docente for legal, pode-se ter diversão, tendo ou não aprovação na matéria no final - afinal isso é consequência de vários outros fatores.
Um fato importante que os discentes devem sempre questionar é a necessidade de muitas atividades em disciplinas de laboratório e o quanto elas são realmente necessárias. Cabe ao docente explicar ou tentar eliminar as arestas existentes.
Ainda assim, fazer um curso de engenharia, por exemplo, é interessante justamente por causa dessa prática laboratorial, onde há estresse, sorrisos, leis e estudos. 
As exatas são estranhas até mesmo quando tentam fazer piada.


Figura de Lissajous. Lab. Instrumentação. DEL-UFS. F1/F2: 1:2

Figura de Lissajous. Lab. Instrumentação. DEL-UFS. F1/F2: 3:4

Figura de Lissajous. Lab. Instrumentação. DEL-UFS. F1/F2: 2:3

Figura de Lissajous. Lab. Instrumentação. DEL-UFS. F1/F2:1:3


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião de faces

Maníaco do Parque: entre o personagem e o homem

Nada além do que virá