O que são e não são
![]() |
Foto: Pair of flintlock pistols. Made by Samuel Brunn with silver mountings attributed to Michael Barnett. MET. |
Durante muito tempo ouvi que a carreira militar era diabólica - e muitas foram as expressões utilizadas para enfatizar isso.
"Policial renega até pai e mãe!"
Em uma região em que dezenas de milhares de crianças são abandonadas pelos pais e outras dezenas são prostituídas pelas mães, seja para obter o mínimo para não morrer de fome ou simplesmente para manter uma rede criminosa, ser policial não parece tão ruim. Obviamente que existem aqueles que crescem em "lares" razoavelmente habitáveis social e emocionalmente e que não agradam nem aos pais e nem aos filhos, por motivos diversos e nem sempre financeiros.
Entretanto, lá está a carreira militar cheia de promessas e delírios de poder para aqueles pobres diabos que veem uma saída da pobreza e um escape para a baixa autoestima. Uma arma na mão, um uniforme que representa o Estado e o respaldo deste para ações que deveriam servir apenas à lei e à Ordem.
E então uns filhos com medo do inferno viram bandidos - pelo menos a alma estará salva enquanto o corpo padece de fome, frio e preconceitos enquanto as ações continuam afundando à margem da sociedade, da Lei e da Ordem. Marginais, mas não renegadores de pai e mãe, muito embora os façam sofrer ainda nesta vida.
Outros viram policiais, sem pai e nem mãe, mas com um salário e dias de folga. Para esses sobra a árdua tarefa de fazer chegar ao inferno ou ao presídio - o que no fim é a mesma coisa - aqueles que optaram por "honrar" seus genitores.
E há aqueles que ficam entre um e outro e acabam sendo retratados nas telas do cinema.
No fim, quando as maternidades são ocupadas com mães prematuras e pais imaturos, o Estado toma posse de mais uma leva de lacaios em potencial, na eterna disputa não tão infantil de polícia e ladrão, em que se planeja o próximo concurso público para soldado e oficial das polícias e das forças armadas ao invés de se planejar um futuro menos cinza.
No fim não há pais, filhos, fardas e nem destino.
Comentários
Postar um comentário
Após análise, seu comentário poderá ser postado!