ENEM: notas e papel desenvolvido




As notas no ENEM 2011 não estão erradas, apesar das afirmações dos candidatos, e correspondem efetivamente ao conhecimento de cada candidato no momento da realização das provas e, portanto, não se deve atribuir ao exame, apesar de todas as arbitrariedades encontradas no período, que as notas são fraudulentas ou que não refletem a realidade dos candidatos.
O ENEM cumpre sua função de evidenciar o aprendizado dos discentes de todo o Brasil bem como a qualidade das Instituições de ensino, pública ou particular. Atribuir conceitos de fraude ao ENEM é colocar a Instituição a qual estuda, seu conhecimento, seu método de estudo e sua aprendizagem no mesmo conceito, de forma implícita, uma vez que, através do processo de seleção do ENEM, são evidenciados e testados todos os mecanismos educacionais de alunos, professores e instituições de ensino.
O que temos neste último ENEM foi uma avalanche de notas vergonhosas que nem deveriam concorrer a uma vaga para ser piloto de teste de produtos em desenvolvimento quanto mais à vagas em Universidades.
É preciso que o modo de estudo e o foco pessoal e profissional sejam claros para que o resultado das provas do ENEM seja satisfatório.
O ENEM cumpre seu papel!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião de faces

Maníaco do Parque: entre o personagem e o homem

Nada além do que virá