O trabalho: uma relação de paixão
Há momentos em que precisamos de uma reflexão realista sobre o motivo da nossa desmotivação no trabalho, pois, como em um relacionamento qualquer, só a paixão e o ambiente não bastam. É preciso mais. Um pouco mais.
É preciso que o riso não seja visto como uma ofensa; que o crescimento do outro não seja tido como uma ameaça; que momentos de coleguismo sejam incentivados e que as relações interpessoais sejam efetivamente sinceras e verdadeiras (sempre dentro da realidade exposta).
Isso não é utópico, não é inalcançável e nem distante do nosso dia a dia. E é preciso muito pouco para vivenciar isso em nossa rotina laboral: basta apenas a ousadia de encarar o ser humano da mesa ao lado com respeito e ouvir quando se deve ouvir.
É possível a liberdade religiosa e sexual no ambiente de trabalho desde que dentro da atmosfera de respeito. E só dentro dela.
Infelizmente a deficiente formação acadêmica e pessoal do indivíduo não permite que tenhamos um ambiente assim, constante ou periodicamente, porque simplesmente ainda somos miseravelmente limitados no que tange ao evento envolvente de 'conhecer o novo' e maravilhar-se com as quebras de paradigmas que disso decorre.
Assim, todos os dias, aos pouquinhos e sem alarde, se não nos policiarmos em manter nossa essência e nossa juventude interna, poderemos ser contaminados com a morte em vida que tanto destrói bons ambientes de trabalho e boas equipes.
Nossa natureza carece de mudanças, principalmente quando somos expostos à radioatividade de uma vida talhada pela antiguidade de conceitos e pré-definições porque, como bem disse Maquiavel
"(...) dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se."
Fonte da citação: MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991
Comentários
Postar um comentário
Após análise, seu comentário poderá ser postado!