Leite derramado
Uma família decadente, assim como o Regime Imperial brasileiro. Membros da "alta sociedade", os Assumpção apoiaram-se nos alicerces do Imperador do Brasil, e antes dele nos do Rei de Portugal, parar criar e cultivar poder e dinheiro.
Os Assumpção, como todo brasileiro, acabou na mistura de etnias e de costumes, caindo na obscuridade do esquecimento e do obsoleto até que ninguém mais lembrou da outrora poderosa família.
Leite derramado, de Chico Buarque, é uma narrativa simples, cheia de flashbacks, de um centenário Eulálio Assumpção, deixado pela mulher - que sofreu repentinamente de uma tuberculose e acabou afogada por um capricho do mar, pelo que disse o médico -, que ora mistura o presente com o passado, ora as lembranças só do passado, ora nem sabe mais em que época se encontra e que desenvolve uma paixão pela enfermeira.
O leitor se deparará com vários momentos históricos do Brasil sob a óptica da decadência dos Assumpção e sem demora perceberá certa semelhança com a livro machadiano Dom Casmurro ao tomar para si o ciúme e a desconfiança de Eulálio, que, cego pelo "amor" casou-se com uma mulata, embora ele afirme que negra ela não era.
Um livro de leitura rica e interessante, leve, divertida - o humor negro - e, acima de tudo, com a cara do brasileiro.
Comentários
Postar um comentário
Após análise, seu comentário poderá ser postado!