Os Mitos do Sertão

Tem no nordeste a fé e a destemida vida de um povo que inova ante os poucos recursos disponíveis para a sobrevivência – na maioria das cidades interioranas. Nessa região, ouve a seca de 1977, revoluções, fome, sede, produção de cultura através de movimentos, autores brilhantes, políticos muito habilidosos, vida que se metamorfoseia à adaptação das necessidades.
Nesse mesmo nordeste, tem agreste, sertão, litoral e zona da mata; tem caatinga, umbuzeiro, juazeiro, pinheiro e xique-xique. Tem Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, Padre Cicero e Frei Damião. Tem Os Mitos do Sertão.
Ivan Barros, escritor palmeirense, registra em livro a fé por homens santificados na mesma terra seca em que o medo carregado por Lampião faz vítimas ilustres. Constrói um relato em tom jornalístico dos mitos religiosos e seculares provocados por essas três personalidades que só poderiam ter surgido no Brasil, e no nordeste.
Em Os Mitos do Sertão, Barros mostra aos novos leitores e a todos que não tiveram contato com a história que permeia ruas e edificações dessa região estigmatizada do Brasil toda uma gama de eventos, verdades e mentiras, que envolvem Lampião, Padre Cicero e Frei Damião. Torna comum e entendível não só a historia destes, mas a própria história do povo.
O que só um jornalista pode fazer? Escrever com autoridade sobre fatos e indivíduos, que se tornaram ícones do Nordeste e do País com o cuidado de quem sabe o que diz. O que só um Palmeirense escritor e devoto faz? Tornar histórias complexas em simples companhias para o leitor.

Nessa obra, Ivan Barros acompanha o leitor na leitura, percorrendo lugares conhecidos, explicando os fatos, apresentando cada ícone. Apresentando Os Mitos do Sertão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião de faces

Maníaco do Parque: entre o personagem e o homem

Nada além do que virá