Salvos pelo tapa do pessimismo
![]() |
Objeto: Auguste Barre, Medalist: Jules-Clément Chaplain. Met. |
Um pouco de realidade e pessimismo faz bem. Sempre faz.
Muitos de nós, mesmo vivendo na ilusão de vídeos curtos das redes sociais, jamais teremos uma casa de luxo, nunca saberemos como é estar dentro de um carro de luxo e comer alimentos de alto padrão de qualidade.
Muitos de nós, invejando e desejando a arquitetura da casa de um famoso, o carro confortabilíssimo de um "influencer" e a rotina de um multimilionário, passaremos a vida comendo ultraprocessados feitos de químicos com sabor de tal alimento, com a textura de tal produto - sem jamais chegar a degustar o alimento verdadeiro.
Fingimos falar outro idioma quando na verdade sabemos uma ou duas palavras - o suficiente para fingir que compreendemos o que os personagens de séries e filmes medíocres estão falando. No máximo, viajaremos alguns quilômetros e não tocaremos a realidade do nosso próprio país porque a parca educação que recebemos é suficiente apenas para juntar palavras e números para conseguir desenvolver alguma subemprego que nos escraviza em troca de um punhado de humilhações.
Passando horas rolando uma tela de ilusões dia após dia, nós seguimos sendo iludidos, sedados, ludibriados - pela elite, pela classe média real e pelas grandes corporações capitalistas de tecnologia.
No fim de uma vida, se não nos atentarmos, continuaremos pobres e miseráveis, humilhados e forçados a concordar com pseudorreligiosos, patrões, ignorantes políticos e gentalha de toda baixa espécie social. E sem o gosto de acordar em uma boa casa, ter um transporte adequado, uma vida muito mais que digna.
Saber que jamais teremos é um passo rumo à libertação - por isso o pessimismo salva e a realidade liberta.
Comentários
Postar um comentário
Após análise, seu comentário poderá ser postado!