A canção mais linda

Uma das canções mais lindas que já ouvi é surpreendentemente atemporal. Do repertório do cantor e compositor Oswaldo Montenegro, A vida quis assim é simplesmente bela, emocionante e rica – um exemplo da beleza da poesia brasileira e da sonoridade das palavras. Com um arranjo à altura da poesia, através da voz ímpar de Montenegro, essa canção é capaz de arrebatar qualquer um que esteja sensível ao belo e ao sublime.
A primeira vez que a ouvi foi por obra do acaso quando elaborava uma apresentação para uma aula na pós-graduação. Em meio aos princípios pedagógicos que seriam ensinados, e pensando seriamente sobre eles e sua aplicabilidade em sala de aula, acabei esbarrando em A vida quis assim no youtube e foi encanto à primeira vista. Já a reproduzi dezenas de vezes e continuo ouvindo sem cansaço porque ela é simplesmente inspiradora. Há quem não goste de alguns ramos da Música Popular Brasileira – e prefira exclusivamente, quase sempre, o funk (que eu também gosto) ou alguns hits ditos sertanejos, desprezando totalmente outras composições e estilos. Um retrato da ignorância do nosso país, infelizmente, é o desprezo pelo desconhecido e pelo novo, inclusive e principalmente nas artes.

É um verdadeiro privilégio conhecer e ser inspirado por essa canção. E embora goste particularmente dessa, outras tantas composições e interpretações de Oswaldo Montenegro são igualmente belas e inspiradoras – Drops de Hortelã, A Palo Seco (originalmente de Belchior), Aos filhos de Câncer, Sem Mandamentos, Por Brilho, Chão de Giz (originalmente de Zé Ramalho). Se déssemos um tempo nas modinhas e ouvíssemos as pérolas do nosso cancioneiro com mais frequências teríamos não apenas belas surpresas como também seríamos mais ricos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião de faces

Maníaco do Parque: entre o personagem e o homem

Nada além do que virá