Jotude: uma vergonha
Quem necessitar se deslocar entre os Estados de Alagoas e Pernambuco encontrará sérios problemas na prestação do serviço rodoviário interestadual. Da cidade de Arapiraca, principal município do interior alagoano, até a capital pernambucana, passando por todas as cidades possíveis da terra do frevo, o serviço de transporte rodoviário interestadual é explorado por uma empresa deplorável.
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Viatura da Jotude |
A João Tude Transporte e Turismo LTDA, CNPJ 08.642.084/0006-83, inscrição estadual alagoana 240.75887-0, com sede em Recife e Arapiraca, é o exemplo atuante de desrespeito às normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, aos usuários e ao Poder Público. Os serviços oferecidos pela João Tude Transporte e Turismo é de um nível de qualidade tão baixo que é quase impossível registrá-lo e denunciá-lo sem prejudicar a imagem já degradante da Empresa.
As irregularidades da Jotude começam pelos veículos utilizados no transporte de passageiros. As viaturas são velhas, malconservadas, não possuem cinto de segurança para os passageiros, portas e janelas danificadas, sistema elétrico das viaturas comprometido, banheiros inutilizados ou/e impróprio para o uso, acrescentando-se a isso toda uma série de irregularidades diminutas que comprometem o funcionamento.
Os empregados da Jotude não possuem ou não fazem uso de tratamento adequado no trato com os usuários: motoristas que xingam abertamente os transportados, fazem gestos obscenos e muitas outras ações que só podem ser descritas como maleducadas. Já os atendentes dos guichês omitem e imprecisam informações pertinentes e de real interesse dos clientes, provocando desconfortos morais.
Além de tudo isso a João Tude Transporte e Turismo LTDA infringe diretamente as seguintes normas da ANTT:
- Não presta serviço adequado aos clientes;
- Os clientes não são transportados com pontualidade, segurança, higiene e conforto, do início ao fim da viagem;
- Os clientes não têm garantida sua poltrona no ônibus, tampouco condições específicas no bilhete de passagem que garanta esse direito;
- A empresa não usa comumente o bagageiro, logo não emite comprovante dos volumes transportados, que tem que dividir espaço entre as poltronas e no corredor com os passageiros.
Esses são exemplos mais claros das irregularidades diárias que são cometida aos usuários pela Jotude. Faz-se necessário que as autoridades dos estados de Alagoas e Pernambuco, e as responsáveis nacionalmente, exerçam seu poder de decisão na melhoria do serviço oferecido, uma vez que a rota Arapiraca-Recife é lucrativa e atende a uma expressiva parcela de cidadãos que dependem do translado para o trabalho, lazer e educação.
Não se pode aceitar que a honra, a imagem e a vida das pessoas sejam tratada com descaso e como coisas compráveis! É preciso denunciar as arbitrariedades e não achar que a péssima qualidade do serviço é normal. Não é!
Portanto, conclamo os usuários a reivindicar seus direitos nos órgãos competentes e a exigir, sempre que necessário, o ressarcimento por qualquer dano causado. E alerto os futuros usuários e possíveis turistas que necessitarem do transporte rodoviário que a possibilidade de quebra de ônibus e a não conclusão da viagem em tempo hábil são os menores problemas a serem enfrentados.
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