Aumento da passagem: Abuso descarado!
![]() |
Correria para pegar ônibus em Aracaju |
O tradicional reajuste nas tarifas de ônibus já começa a causar transtornos aos usuários do transporte coletivo de todo o Brasil. E não é para menos, a precariedade dos veículos utilizados, o descaso na prestação de serviços, a falta de concorrência (em algumas cidades), o desrespeito com o consumidor e a busca incessante pelo lucro são alguns de inúmeros fatores que agravam a situação decadente do transporte coletivo, e não público, das cidades brasileiras.
As taxas estão cada vez mais caras e não se justificam tampouco corrobora coma ideia de melhoria contínua no setor. O serviço oferecido, de um modo geral, só pode ser descrito como ultrajante e danoso moral e materialmente aos usuários do serviço. Superlotados, sujos, quebrados, inseguros são essas características básicas da maior parte da frota que compõe todo esse mecanismo locomotivo vicioso, em todo o País.
Em Maceió-AL os meios locomotivos demoram demasiadamente para cumprir rotas pequena, além de serem antigos. A cidade também não conta com terminais integrados, o que dificulta ainda mais a vida dos maceioenses e dos usuários. Em Aracaju-SE, apesar de ter terminais integrados, os ônibus seguem a tradição do resto do País e não justifica ao aumento abusivo de R$0,25, aumentando a passagem para R$ 2,50.
Daqui a pouco, a passagem chegará a um preço insustentável em que ninguém poderá pagar! Acredito que nem mesmo nos piores meses inflacionários ocorriam esse tipo de aumento periódico e desconsoante com a inflação e o rendimento do trabalhador. Faz-se necessário que comecemos imediatamente um movimento capaz de frear esses excessos e que possa, consequentemente, reduzir de forma progressiva as tarifas do transporte coletivo.
E comecemos já!
Comentários
Postar um comentário
Após análise, seu comentário poderá ser postado!